PT: Este breve tutorial auxilia na iniciação ao MyRobotLab dos novos usuários que tem preferência pelo idioma português.

EN: This short tutorial helps on the beginning of MyRobotLab for the newbies who prefer the portuguese language... and for the guys who want to learn portuguese. :)  So, it will be all in portuguese.

 

     Após este tutorial, você estará apto a:

  • instalar e inicializar o software;
  • instalar e inicializar seus Serviços;
  • fazer a sua atualização.

 

     1º PASSO: Download e instalação do MyRobotLab

     Antes de tudo, cabe lembrar que o MyRobotLab foi desenvolvido em Java. Por isso, será necessário ter instalado no seu computador o Java versão 7 (ou mais recente, quando houver).

     Link da Oracle para download do Java: http://www.oracle.com/technetwork/java/javase/downloads/index.html .

     Após ter instalado o Java, faça o download do MyRobotLab através deste link: https://code.google.com/p/myrobotlab/downloads/list .

     Será exibida esta página da web, onde você deve selecionar o link da última versão disponível do software.

 

     Realizado o download, você deve descompactar o arquivo em um local desejado. Terá uma pasta com todos arquivos necessários para a inicialização do software, como a seguinte.

 

     Para inicializar o MyRobotLab, você deve abrir o arquivo myrobotlab (.bat), e então será levado a tela inicial do software.

 

     Nesta tela, além da guia Welcome, que é simplesmente de boas-vindas, terá também a guia guipython runtime.

     A guia gui (Graphical User Interface - Interface Gráfica do Usuário), exibe um “mapa” de rotas e ícones dos Serviços que estão sendo executados.

     A guia python exibe uma IDE para programação. Todos os serviços são controláveis através de Python.

     A guia runtime exibe de uma forma geral quais são os Serviços possíveis, quais estão sendo executados no momento e quais já foram baixados (instalados) no MyRobotLab. 

 

     2º PASSO: Download e instalação dos Serviços

     Serviços são as "ferramentas" que o software disponibiliza para controlar o seu projeto. Sendo eles, por exemplo: Arduino, Servo, Sphinx, OpenCV, Tracking, Joystick, Python (isto mesmo, a própria IDE de programação é um Serviço também) e vários outros.

     Antes de utilizar algum Serviço ele deve ser instalado no MyRobotLab (alguns já vêm instalados).

     A instalação é feita através da guia runtime.

 

     Você pode ver, na figura acima, que os botões à esquerda organizam os Serviços por categoria (category filters). No centro é exibida uma lista com todos os Serviços possíveis (possible services). Os Serviços que não estão instalados aparecem em um linha com o fundo cinza e possuem escrito ao seu lado not installed (não instalado), e os que já estão instalados aparecem em uma linha com o fundo verde claro e possuem escrito ao seu lado latest (mais recente). E à direita são exibidos os serviços que estão sendo executados (running services).

     Para instalar um Serviço basta clicar com o botão direito do mouse sobre o Serviço desejado (como exemplo, baixe o Serviço Arduino) e clicar no botão install. Será exibida a seguinte mensagem “Este Serviço possui dependências que ainda não foram baixadas, você deseja baixá-las agora?”.

 

     Pressione OK para efetuar o download e será exibida a seguinte tela.

 

     Basta aguardar alguns instantes enquanto é feito o download dos arquivos. Ao final do download será exibida a seguinte tela.

 

     Neste momento é necessário reiniciar o MyRobotLab. Para isto, basta clicar em Sim. O software fechará e será reinicializado automaticamente. Depois de reinicializado, você pode fechar as telas de Prompt de Comando que abriram.

     Agora você pode selecionar novamente a guia runtime e verá que agora o Serviço Arduino está em fundo verde claro e ao seu lado diz latest (mais recente).

 

 

     3º PASSO: Inicializando um Serviço

     Os Serviços podem ser inicializados (ou “chamados”) através do Serviço (guia) Python – veremos isto um pouco adiante, em um tópico específico de programação – ou através da guia runtime.

     Neste caso, selecione a guia runtime, clique com o botão direito do mouse sobre o Serviço desejado (como exemplo, o Serviço Arduino) e então clique em start e abrirá uma caixa de texto onde você deve inserir o nome interno que você quer dar ao Serviço (por exemplo, arduino). Você verá que à direita da guia (running services) agora é exibido também o Serviço Arduino.

 

 

     4º PASSO: Fazendo a atualização do software (bleeding edge)

     Como o MyRobotLab evolui constantemente e também são realizadas melhorias em Serviços, é interessante que seja feita uma atualização periódica do software.

     Para atualizar, você clica no menu help, submenu about e terá a seguinte caixa de diálogo.

 

     Onde você vê version é a versão que está sendo utilizada no momento. O botão OK serve para retornar, o botão GroG, it “no-worky”! deve ser utilizado quando há algum problema com algum Serviço e o botão I feel Lucky, give me the bleeding edge! que é o que queremos no momento, deve ser pressionado para fazer o download de atualizações. Será exibida uma nova caixa de diálogo dizendo que uma nova versão está disponível e também exibe o número da nova versão. Neste momento você deve selecionar o botão Yes, hit me daddy-O!.

 

     Isto pode levar alguns instantes, e quando estiver pronto será exibida a seguinte caixa de diálogo, dizendo que novos componentes foram adicionados e que o software deve ser reiniciado. Clique em Sim.

 

 

OK! O próximo tutorial será sobre o Serviço Arduino e suas peculiaridades.

 

Links relacionados: 

     http://labdegaragem.com/profiles/blogs/apresenta-o-do-software-myrobotlab

     http://myrobotlab.org/content/helpful-myrobotlab-tips-and-tricks-0